Dieta dos pontos Leia, use, aprenda a comer de tudo e emagreça de vez (com muito prazer!)
O fio de azeite extravirgem, que vai bem em saladas e pratos quentes, regando o corpo de benefícios como proteger o coração, dá provas de ser capaz de outra façanha: prevenir o câncer de mama. Ela acaba de ser observada em um dos laboratórios da Universidade de Granada, na Espanha. Ali, bem diante dos olhos dos cientistas, seus componentes inibiram a expressão de um gene, o HER2, que dispara a forma mais insidiosa da doença.
“As lignanas e os secoiridoides, moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene”, descreve aos leitores de SAÚDE! o químico Antonio Segura-Carretero, um dos responsáveis pela investigação, conduzida pelo pessoal de Granada em parceria com outros centros de pesquisa espanhóis.
O médico Fernando Moreno, da Universidade de São Paulo, simplifica o que seria esse mecanismo: “Em níveis normais, a proteína associada ao HER2 regula a multiplicação das células mamárias”, diz ele, que pesquisa a relação entre a dieta e o câncer. “Em excesso, porém, ela acelera a proliferação celular, contribuindo para o surgimento de tumores.” É aí que entram os polifenóis. Implacáveis, eles aniquilam o excedente da tal proteína, restabelecendo o equilíbrio.
Em tese, essa proeza tornaria o azeite aliado inclusive das mulheres que enfrentam um câncer desses.“Desacelerar a atuação do HER2 significa dificultar o crescimento de um tumor já existente”, diz a nutricionista Andressa Neves, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.
Nem Andressa nem os espanhóis sabem afirmar, por enquanto, qual deveria ser o consumo diário para tirar esse proveito. O que todos os pesquisadores do mundo têm absoluta certeza é de que uma porção moderada de óleo de oliva diariamente faz bem no sentido de afastar a doença ou evitar que avance rapidamente. Até porque os polifenóis têm outra propriedade importante: “São tremendos antioxidantes, isto é, barram os radicais livres”, lembra o farmacêutico-bioquímico Jorge Mancini, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em São Paulo. Esses radicais, ao longo do tempo, danificam o DNA — e a ciência sabe que esses danos, somados, representam o início do caos, que é o câncer.
Outra certeza é de que, do ponto de vista da prevenção de tumores de mama, de nada adianta se empanturrar de qualquer azeite. “Só vale o extravirgem, aquele puro, extraído a frio”, ensina a nutricionista Silvia Cozzolino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. “Os outros azeites passam por aquecimento e processos industriais que inativam parte dos polifenóis”, justifica. Também não adianta comer um peixe mergulhado no ingrediente hoje e nadica de óleo de oliva no dia seguinte: o consumo de extravirgem para as mulheres que se cuidam deve ser contínuo, ou seja, um fio deliciosamente derramado sobre o prato de todo dia.

MAIS VISITADOS
MAIS BUSCADAS
Tatuagem Linhaça Calopsita Diabete Ginkgo biloba Fibromialgia Menopausa Metformina Vacinas Infográficos | Testes | HotsitesHome Nesta edição Matérias e extras do mês Edições anteriores Sumários Emagreça com Saúde! Newsletter Quero assinar
Dieta dos pontos Calculadora Tabela de pontos O livro Nutrição Matérias 7 diferenças Bom-apetite Receitas Família Matérias Ai mamãe
Medicina Matérias Maturidade Alternativa Bem-estar Matérias Segredos de Spa Corpo Matérias Qual engorda menos Colunas
Bichos Matérias Boa pergunta Especiais Diabete Pare de fumar AVC Nutrição infantil Tireóide Doenças celiaca Verão Colesterol
Assinaturas Animações Dúvidas freqüentes Fale conosco Expediente Testes Loja