mapa do site | Newsletter | Saude! na loja abril | Anuncie |
Edições anteriores Folheie nossa revista experimente abril.com revista do mês
Nutrição MATÉRIA

Excesso de carne pode ser responsável por câncer de mama

Carne vermelha causa câncer de mama?
Pesquisas relacionam o tumor de mama ao excesso de consumo de carne vermelha.

Por Cida de Oliveira

Bem, mais uma vez essa suspeita ganha aval científico. Depois de acompanhar 35 mil mulheres de 35 a 69 anos ao longo de oito anos, pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, notaram que aquelas que comeram diariamente mais que 57 gramas de carne vermelha tiveram o risco da doença aumentado em 56%. A taxa subiu para 64% entre as que punham no prato mais de 20 gramas de carne processada industrialmente. Esses alimentos têm muitos aditivos químicos e são produzidos com cortes gordos, o que estimula a produção de hormônios responsáveis pela doença, explica Dan Linetzky Waitzberg, professor de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

 
 
logo abril Copyright © 2009 Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved