Dieta dos pontos Leia, use, aprenda a comer de tudo e emagreça de vez (com muito prazer!)
A grande mudança é que pela primeira vez o aleitamento materno é apontado como fator decisivo para avaliar o quanto a criança cresce. "A curva anterior não levava em conta o tipo de alimentação nos primeiros anos de vida", explica o professor Cláudio Leone, pediatra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. "Com o avanço das pesquisas, descobriu-se que a criança amamentada exclusivamente no peito até os 4, 6 meses, que passa a ingerir outros alimentos a partir daí, mas não abandona o leite materno antes de completar 2 anos, tem o crescimento desacelerado entre os 4 e os 18 meses de vida", exemplifica. "Isso é esperado e não deve ser motivo de preocupação, porque depois ela cresce pra valer."
Eis o pulo-do-gato do novo padrão. Isso porque, ao observarem que os filhos passavam a crescer menos por volta do quarto mês de vida, os pais concluíam que o aleitamento materno era insuficiente e ofereciam o leite de vaca como complemento. "Uma complementação desnecessária e que, além do mais, é capaz de levar à obesidade no futuro", opina Leone. Agora o pediatra pode sossegar os mais aflitos com uma informação segura: a interrupção no desenvolvimento é temporária. Não chegar ao topo da curva ou estar abaixo dela não significa necessariamente que seu filho não está se desenvolvendo direito.
Para estabelecer a nova curva foram examinadas seis populações distintas, compreendendo cidades dos Estados Unidos, da Índia e do Brasil, além de países da Europa, Oriente Médio e África. "No nosso país, a cidade gaúcha de Pelotas foi a escolhida por apresentar um conjunto de pequenos habitantes com as características exigidas pelo estudo", justifica o pediatra Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. "É importante ressaltar que tanto a nova curva, como todas as anteriores, é apenas um referencial. Só o pediatra, durante o acompanhamento clínico, vai saber se a criança está ou não se desenvolvendo a contento", ressalta Fisberg. O pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, reforça essa linha de raciocínio: "Mesmo porque, por mais que a meninada de Pelotas tenha preenchido os requisitos necessários, o Brasil apresenta uma diversidade étnica muito grande, que deve ser considerada".
UMA QUESTÃO HEREDITÁRIA
Não tem jeito. Se a mãe ou o pai for baixo ou se os dois tiverem esse biótipo, dificilmente a criança vai ser alta. "Ainda assim costumo recomendar que se evitem comparações, porque tudo depende do cada caso", diz o pediatra Ary Lopes Cardoso. A genética, é claro, determina um padrão de crescimento, mas nada é tão simples. "É preciso avaliar se os pais têm baixa estatura por questões hereditárias ou por influência do meio externo", ressalta o pediatra. Por exemplo: o pai pode apresentar genes de um indivíduo alto, mas ter sofrido uma deficiência nutricional na infância, ficando baixinho. O ambiente conta, sim. E aí, além da alimentação, entram fatores como vacinas, condições socioeconômicas e até o estilo de vida. Hábitos saudáveis influenciam na altura com que alguém ficará na fase adulta.
MAIS VISITADOS
MAIS BUSCADAS
Tatuagem Linhaça Calopsita Diabete Ginkgo biloba Fibromialgia Menopausa Metformina Vacinas Infográficos | Testes | HotsitesHome Nesta edição Matérias e extras do mês Edições anteriores Sumários Emagreça com Saúde! Newsletter Quero assinar
Dieta dos pontos Calculadora Tabela de pontos O livro Nutrição Matérias 7 diferenças Bom-apetite Receitas Família Matérias Ai mamãe
Medicina Matérias Maturidade Alternativa Bem-estar Matérias Segredos de Spa Corpo Matérias Qual engorda menos Colunas
Bichos Matérias Boa pergunta Especiais Diabete Pare de fumar AVC Nutrição infantil Tireóide Doenças celiaca Verão Colesterol
Assinaturas Animações Dúvidas freqüentes Fale conosco Expediente Testes Loja